MUPI: Tudo o Que Precisa Saber
6 de setembro de 2023
Se vive na cidade, mesmo que não saiba o que são, estou certo que esta semana já passou por um. Neste artigo vamos descobrir o que é um MUPI, como é que estes equipamentos apareceram e qual a sua utilidade. E claro, qual o desenvolvimento que estes tiveram com o passar dos tempos.
O que significa a palavra MUPI?
O que é um MUPI? – MUPI Outdoor – MUPI Indoor – MUPI Interactivo – MUPI Digital – MUPI Digital Vs MUPI Papel – Ideias de Conteúdos Para MUPI Digital – MUPIs Digitais WOST
Registado em finais de 1977 como marca francesa número 1033975 pelo Sr. Jean-Claude Decaux, a palavra MUPI é um acrónimo para “mobilier urbain pour l’information”, em português, Mobiliário Urbano Para Informação. Em Portugal a marca encontra-se registada sob registo internacional 530569. Em inglês, são conhecidos como billboards.
Apesar da marca pertencer a empresa JCDecaux, a palavra em si foi ganhando significado, sendo que hoje em dia “o mupi” é facilmente reconhecido tanto dentro da área do marketing e publicidade como no comercio/empresas/marcas em geral, e ganhou variantes como indoor (por exemplo dentro de centros comerciais) e/ou digital (também pode ser encontrados em centros comerciais, aeroportos, ruas, etc.).
O que é um MUPI?
Basicamente, são estruturas geralmente com dupla face (no caso do outdoor) onde é possível comunicar conteúdos publicitários relacionados com a marca ou empresa. No caso da versão indoor e digital, na generalidade, tem apenas uma face.
Sendo já uma palavra que pertence ao dicionário da língua portuguesa, mupi significa, segundo a Piberam, “painel urbano vertical, mais alto do que largo e menor do que um outdoor, destinado a conter mapas, informações ou publicidade“.
Especialmente populares nas cidades, podem ser encontrados em paragens de autocarro, estações de metro e comboio, centros comerciais, aeroportos, entre outros. Essencialmente, onde houver grande concentração de pessoas, de certeza que vai encontrar um mupi, normalmente iluminados para chamar a atenção do público e, recentemente, tem aparecido versões que integram interactividade, substituindo assim os cartazes estáticos.
Formatos e Medidas Mupi JCDecaux
Este tipo de expositor de publicidade adquire diferentes tamanhos e é geralmente provido de um vidro na frente da sua estrutura. O formato padrão é rectangular, sendo a altura maior do que a largura. Apesar de poder variar consoante o local, as medidas Mupi JCDecaux padrão para um mupi outdoor são o 1200 x 1750 mm.
MUPI Outdoor
O mais conhecido meio de publicidade para ambientes exteriores e urbanos, demonstra ser, ainda hoje, um canal eficaz para alcançar as massas, estando espalhado por toda a parte. Desde a sua primeira utilização em Franca pelo Sr. Decaux para promover os sapatos da loja dos seus pais, a publicidade outdoor percorreu um longo caminho.
Desde os tais cartazes a beira da estrada, aos primeiros abrigos de paragens de autocarros, plataformas de estações de comboios, etc., os mupis outdoor tem vindo a desenvolver-se cada vez mais, sendo que neste momento é possível encontrar exemplos de equipamentos customizados (como por exemplo a campanha da Netflix com Mupi JCDecaux Casa de Papel) quer em forma quer em tamanho, ou ate mesmo se utilizar no seu interior os típicos cartazes estáticos.

MUPI Customizado: Casa de Papel da NETFLIX
Será fácil de imaginar que, estando nos numa era tecnológica, os mupis façam uma transição gradual para, por exemplo, painéis de LEDs.
MUPI Indoor
De forma a conseguir acompanhar a deslocação das massas, esta vertente apareceu inicialmente nas zonas de embarque do metro, espalhando-se depois por toda as as restantes áreas das estações subterrâneas. Os grandes centros comerciais foram um passo seguinte e natural pela quantidade de consumidores que recebe diariamente.
Neste momento já podemos também encontrar mupis indoor dentro dos estabelecimentos dos lojistas dos centros na versão interactiva ou digital. A possibilidade de ter movimento nas suas montras está a ser vista como uma oportunidade para cativar a atenção dos seus públicos-alvo. Este meio permite uma taxa de retenção de anuncios na ordem dos 52%.
MUPI Interactivo
Uma outra vertente mais tecnológica é a versão interactiva onde o mupi é composto por um conjunto completo, quer seja a nível de aplicações (software) como a nível de equipamentos (hardware), que faz com que seja possível a interacção entre o consumidor e a solução de sinalização digital.
Neste tipo de soluções, e dada a actual facilidade de estarmos diariamente conectados a uma ligação de internet, só faz sentido que toda uma rede seja gerida de forma rápida, digital e remota, a partir de um único local centralizado.
Para as agencias criativas, conceber campanhas para este novo meio interactivo é cada vez mais aliciante e desafiante, e cada campanha, quando bem concebida, pode ser a novidade que colocará sob os mais intensos focos tanto as marcas, como as agencias.
Equipamento Extra em MUPI Interactivo
Esta variante, so pode ser completa quando a um MUPI digital for adicionado qualquer um (ou varios) dos seguintes equipamentos:
Painel touch screen
Câmara de vídeo
Display de alta luminosidade para exterior
Ligação Wi-fi
Sistema de áudio
Sensores de temperatura
Sensores de proximidade e movimento
Leitura de códigos de barra
Placa de GPRS para envio de SMS ou chamadas
Bluetooth
NFC
MUPI Digital
O aparecimento do mupi digital vem de uma evolução natural dos tempos devido ao desenvolvimento informático, aliado ao facto das pessoas recorrerem cada vez mais aos seus dispositivos móveis e smartphones. Este é um dos canais em que a comunicação pode funcionar de uma forma tecnológica, eficaz, dinâmica, simples e divertida.
Os cartazes têm vindo a ser substituídos por painéis plasma, TFT, LCD e mais recentemente LED, que permitem não só exibir publicidade estática, da mesma forma que os mupis “antigos” o fazem, como também publicidade dinâmica – animações, conteúdos vídeo, feeds de noticias, etc. Basta entrar em um centro comercial para encontrar vários exemplos deste tipo de equipamentos.
MUPI Digital Vs MUPI Papel
A publicidade digital fora da casa (DOOH) herdou o legado da publicidade impressa em papel e é a comparação com o método de publicidade que faz entender o quanto mais confortável e mais rápido é a contrapartida da tela.
A publicidade através de papel impresso fornece uma estratégia muito mais lenta: os outdoors devem ser estudados e enviados para impressão, então eles devem ser verificados sabendo que até o menor erro de digitação envolve ter que refazer a impressão de todos os outdoors, com um desperdício de dinheiro e papel que você pode imaginar.
Porque enquanto é apenas uma loja, você pode até pensar em se virar com papel e criatividade, mas pensando grande, para uma cadeia de fast food ou uma franquia de roupas, as coisas começam a ficar muito complicadas envolvendo apenas o papel da impressora.
Na verdade, não é possível alterar um produto ou uma promoção no último minuto. Isso nos traz de volta ao primeiro problema, ao desperdício de dinheiro, que, em escala nacional ou internacional, torna-se de proporções colossais.
Ideias de Conteúdos Para MUPI Digital
Mas de que forma posso utilizar os mupis digitais na minha área de negocio? Se é esta a pergunta com que se depara neste momento não se preocupe porque vamos já identificar de seguida algumas ideias que pode utilizar no seu negocio, dividindo por áreas.
Corporativa
Mostrar agendas de eventos e calendários de ocupação de salas
Promover declarações de valores e missão da empresa e informações de Recursos Humanos
Aumentar o moral através de prémios e reconhecimento
Monitorizar e exibir o tráfego de um call center com dados em tempo real
Exibir dados do mercado financeiro e/ou tendências de stock
Receber visitantes com saudações e mapas interativos
Financeira
Promover produtos e serviços financeiros
Mostrar stocks em tempo real e tendências de moeda
Oferecer ferramentas de atendimento em telas sensíveis ao toque
Partilhar ferramentas on-line e recursos de aprendizagem
Anunciar cartões de crédito e programas de recompensa
Exibir dados e tempos de espera
Governamental
Mostrar políticas e procedimentos actuais
Anunciar eventos comunitários e de networking
Reduzir os tempos de espera percebidos com dados de fila activos
Promover parceiros e empresas locais
Compartilhar alertas meteorológicos ou actualizações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
Exibir mensagens em vários idiomas
Produção
Transmitir KPIs (Key Performance Indicator) e progressão de objectivos
Monitorizar inventário produzido e stock de recursos
Demonstrar reconhecimento nas realizações individuais e de equipe
Divulgar anúncios de saúde e normas de segurança
Anunciar oportunidades e requisitos de treino
Promover eventos de empresas e actividades de teambuilding
Ensino Básico
Promover clubes de estudantes, associação de pais e actividades extracurriculares
Centralizar os anúncios da manhã
Mostrar trabalhos de estudantes, quadros de honra e prémios
Transmitir alertas e direcções de segurança
Segmentar anúncios internos para as salas dos funcionários
Substituir quadros de avisos desactualizados e confusos
Ensino superior
Publicar anúncios de admissões e agendas de inscrições
Anunciar sobre livraria, biblioteca, esplanadas, refeitórios ou outras ofertas espaços no campus universitário
Exibir programas académicos ou palestras a realizar
Compartilhar informações de desporto e horários de jogos
Anuncie programas de voluntariado e de extensão comunitária
Mostrar rotas de transporte ao vivo e horários de autocarros e comboios
Saúde
Exibir dicas de bem-estar e agendas de educação
Mostrar informações sobre farmácias ou localização de parceiros locais
Anunciar produtos de saúde ou ofertas especiais
Promover próximos eventos e horários de vacinação
Actualizar a equipe com agendamentos, treinos e dados do paciente
Agradecer aos clientes e incentivar a doação de sangue
Utilizar listas de esperas para fornecer conteúdos informativos sobre saúde
Hospitalidade
Dar as boas-vindas a grupos com mensagens personalizadas
Mostrar horários de eventos e locais de “zona tranquila”
Promover programas de fidelidade e benefícios de registo
Anuncie os próximos eventos e horários de entretenimento
Compartilhe informações meteorológicas e de trânsito ao vivo
Exibir directórios, wayfinding e disponibilidade de quartos
Restauração
Anunciar promoções e descontos sazonais
Convidar para a realização de festas e eventos
Exibir o cardápio menu digital e os valores dos pratos
Fotografias de pratos e as escolhas do Chef
Destacar mensagens de boas-vindas para grupos e aniversários
Informar sobre os produtos utilizados na confecção dos alimentos
Exibir informações sobre refeições em vários idiomas
MUPIs Digitais WOST
Acreditamos em tornar a sinalização digital o mais fácil possível para nossos clientes. Por este motivo dispomos de uma solução chave na mão para que se possa preocupar apenas com o que para si é mais importante, o sucesso do seu negocio.
As nossas soluções de aluguer de mupis digitais contam com o fornecimento de ecrãs de alto ou médio brilho, da instalação de estruturas, a manutenção operacional de todos os equipamentos e a gestão centralizada da rede, conteúdos e alinhamentos do cliente.
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